Confiabilidade, Segurança e Engenharia Social no Ecommerce

Nos dias de hoje, cada vez mais o comércio eletrônico tem inovado com uma gama de serviços e produtos diferenciados.

Segundo os dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), em 2018 o crescimento foi de 15%. Isso representa um aumento de 3% em relação a 2017.

Conforme a tecnologia evolui, o ramo vem junto com novas maneiras de efetuar as compras e principalmente com novos meios de pagamento e é nesse momento que devemos tomar cuidados especiais devido a um quesito chave: segurança.

5173632425

8632049644

Olá a todos, meu nome é Hugo Cesar, sou engenheiro na Social Miner atuando como SysAdmin com foco em DevOps. Hoje vamos iniciar a construção de uma infraestrutura automatizada e estruturada dentro da AWS utilizando Terraform.

Terraform é uma “ferramenta de orquestração” open source desenvolvida pela HashiCorp, na qual você pode definir uma infraestrutura como código para aumentar a produtividade e transparência.

Projetada para provisionar toda network, serviços e servidores na maioria das clouds públicas, através de declarativos que podem ser compartilhados entre os membros da equipe, tratados como código, editados, revisados e versionados. Também pode-se ter um histórico completo das versões da sua infraestrutura, que por sua vez, pode ser compartilhada e reutilizada.

Continue reading “Infrastructure as Code” com Terraform

Extract, Transform, Load (ETL): O que é?

É fato que as informações produzidas por uma empresa, mesmo que uma empresa de TI, estão muito além de um banco dados estruturado e a junção dessas informações de fontes diversas constitui ferramenta auxiliar na tomada de decisões. Um dos processos para unir as informações em uma única fonte, de forma coerente, é o chamado ETL (do inglês Extract, Transform and Load) cujas etapas veremos a seguir.

O ETL geralmente é associado à alimentação de Data Warehouses, mas ele não se limita a isso e deve ser usado como ferramenta de suporte a qualquer extração de dados que necessite algo mais que mover bytes de um canto para outro. Mas vamos às etapas deste processo:

Continue reading Extract, Transform, Load (ETL): O que é?

(406) 638-8424

O Vue.JS é um framework que, pela simplicidade, vem ganhando popularidade e está em constante crescimento desde sua criação. Porém, foi apenas ao final do ano passado (2017) que o conheci e passei a acompanhar essa poderosa ferramenta.

Para começar, vou partir da premissa de que você é um novato no mundo dos frameworks front end, logo, alguns dos tópicos poderão parecer irrelevantes aos olhos de leitores mais experientes. Dito isso, vamos começar!

Continue reading Vue.JS: Breve Introdução

(717) 755-3962

Por que o ritmo vertical é uma prática importante para a tipografia?

Se você já pesquisou um pouco sobre tipografia na web, com certeza já ouviu falar em ritmo vertical (ou espaçamento vertical). Quem tem experiência com tipografia com certeza sabe da importância da propriedade line-height no CSS e por isso sabe do impacto que ela tem em um parágrafo, frase ou até mesmo um simples botão.

O que é ritmo vertical?

Continue reading Ritmo Vertical na Tipografia

WebAssembly e Blazor: O futuro da web

Oi, eu sou o Liu e hoje vim trazer dois assuntos que vão mexer com as web apps da próxima geração: WebAssembly e Blazor.

Pra começar a entender devemos saber o que é esse tal de WebAssembly e por que ele é importante. O WebAssembly é a próxima era do desenvolvimento web. Basicamente ele é o responsável por compilar os códigos de uma linguagem específica para bytecode, o que torna seu desempenho superior a tudo que já vimos até hoje no que se trata de Web.

4695300825

pinchable

Friends don’t let friends build data centers.

Esta frase, cunhada em 2014 por Charles Phillips – então CEO da Amazon Web Services – sintetiza de forma muito bem humorada a tendência que tomou de assalto a indústria de tecnologia nos últimos 5 anos. O paradigma de que produtos digitais deveriam residir em máquinas mantidas in-house ruiu perante serviços capazes de entregar armazenamento e poder computacional on-demand, em qualquer lugar do mundo, com segurança e consistência sem precedentes. Uma proposta especialmente interessante para o crescente número de empresas que apostam no modelo de distribuição SAAS (Software As A Service).

Em meio a esse novo mercado bilionário, gigantes como Amazon, Google e Microsoft disputam agressivamente em uma corrida para baratear, expandir e diversificar seus ecossistemas de Cloud Computing. O resultado: uma enxurrada de inovações disruptivas, como o BAAS.

5199758121

Usando Elasticsearch para escalar campanhas automáticas de marketing

Oi, eu sou Goku, digo Regina 😅 Trabalho na Engenharia da Social Miner e esse é o meu primeiro post na vida! Que tenso! Aqui estou eu pra falar um pouquinho sobre Elasticsearch, então bora lá.

Shay Benon trabalhava no repositório de dados NoSQL chamado Apache Lucene e percebeu a necessidade de uma interface mais amigável, basicamente essa é a origem do projeto open-source que conhecemos como Elasticsearch com utilização simplificada através de uma API Restful, requests e responses em formato JSON, sem contar o fato de que não é apenas uma interface para rodar sobre o Lucene e atualmente serve também de ferramenta de Big Data.

Continue reading Usando Elasticsearch para escalar campanhas automáticas de marketing

506-357-7195

O que é o Apache Kafka?

Resumidamente, o Kafka pode ser definido como um sistema de processamento de stream de dados em tempo real / um sistema de mensageria (messaging system) publish-subscribe distribuído.

Ele possui como principais características – se comparado com outros sistemas de mensageria – um alto throughput, clusterização no DNA (permitindo escalabilidade horizontal), ordenamento e persistência de mensagens com estrutura de disco O(1) (entraremos em mais detalhes sobre o que isto representa).

Continue reading Descomplicando o Apache Kafka

Webpack: por que usar em seus projetos?

Neste artigo trago um pouco da história por trás das ferramentas de front-end e a razão na qual o webpack tornou-se uma ótima alternativa para apoiar na arquitetura de um front-end robusto.

Nesse grande BOOM recente de ferramentas JavaScript em que estamos vivenciando, arquitetar front-ends tem se tornado uma tarefa cada vez mais complexa em termos de escolhas de frameworks.

Continue reading Webpack: por que usar em seus projetos?